bodog

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará promove ação educativa em Salinas para orientar população sobre a Gripe Aviária

Por Ivana Barreto (ADEPARÁ)
12/07/2023 15h42
Abertura: 14/07/2023 09h00
Encerramento: 16/07/2023 18h00
Local: Municipio de Salinópolis - Barreira do Detran
Endereço:PA-444
Contatos: Ivana Barreto (Ascom Adepará): (91) 99115-3763

Com o período veraneio, se intensifica a procura por balneários e praias, e um dos municípios mais visitados é o de Salinópolis, nordeste do Estado, onde as pessoas buscam diversão nas férias. Mas sem poder esquecer dos cuidados com a saúde, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) realizará ação educativa durante o mês de julho, para orientar a população sobre as medidas de prevenção contra a Gripe Aviária, doença que acomete as aves, e que sem os cuidados necessários e por ser uma zoonose, pode infectar as pessoas também. 

Esta é a primeira ação de verão que a Agência de Defesa realiza nas praias, e será realizada nos finais de semana até o fim do mês (14 a 16, 21 a 23, 28 a 30/07), quando o fluxo de pessoas fica mais intenso. A programação incluirá orientações nas praias, na rodoviária e blitz educativas com distribuição de brindes. 

O município de Salinópolis foi escolhido por ser umas das rotas migratórias de aves vindo do interior das Américas. Todos os anos, milhares de maçaricos e batuíras chegam ao Brasil para passar o verão nos Estados do Pará, Amapá e Maranhão.  

Maçarico, inclusive é o nome da orla de Salinas, recém inaugurada pela Governo do Estado, e esta ave é constantemente vista pelo local, e as pessoas precisam saber sobre os riscos do contato direto com elas e como notificar a Adepará em caso de suspeitas da doença. 

A gripe aviária é uma zoonose, que pode ser transmitida do animal para o ser humano, porém não ocorre por meio do consumo da carne de aves ou ovos, acontece a partir do contato direto com a ave doente, que pode ser encontrada caída, sem movimentos. Por isso, é importante evitar o contato direto com as aves e avisar imediatamente a Agência de Defesa, pelo telefone: (91) 99392-3180 ou a unidade mais próxima. 

bodog Mapa do site