csgolounge

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Secretário de Educação reúne com gestores do sul e sudeste do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
31/01/2015 19h16

Prefeitos e secretários municipais de Educação das regiões sul e sudeste do Pará reuniram com o secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, na tarde deste sábado, 31, em Xinguara. Durante sua permanência no município, Helenilson também visitou obras em escolas estaduais. O encontro faz parte da série de reuniões que vem sendo feitas com o apoio das associações de municípios em todas as regiões do Pará. Na semana anterior, Helenilson esteve com representantes dos municípios do arquipélago do Marajó. A reunião de hoje foi organizada com o apoio da Associação dos municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMAT).

Pontes tem destacado que o grande objetivo de sua gestão à frente da Seduc é fortalecer a educação por meio de um esforço integrado que tem como palavra de ordem a "parceria". “Não há nenhum exemplo de sucesso em Educação no País que não venha de uma parceria com os municípios. Nos empenharemos em manter um relacionamento direto com os secretários municipais de Educação para saber quais os problemas de cada administração e avaliar que ações devem ser priorizadas para eliminar os principais entraves nessa área.”

Rede física - O secretário também destacou que a Seduc está fazendo um levantamento das obras que vem sendo executadas em todo o Estado para recuperação da estrutura física da rede pública de ensino. De acordo com o relatório, é nas regiões sul e sudeste do Pará que está o maior déficit da rede física. "Estamos levantando a situação de cada uma dessas regiões para agilizar estas obras, pois esta é uma prioridade do governo.”

Ensino médio - Ainda segundo Helenilson, outra prioridade de sua gestão é a revisão no currículo do Ensino Médio, que prevê, entre outras medidas, a unificação do currículo programático, de forma a permitir a aplicação de todo o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas estaduais. Para isso, a Seduc irá distribuir um guia aos estudantes da rede estadual.

“Um sistema de avaliação é fundamental para identificar onde se está acertando e onde se está errando. Além disso, unificando o currículo vamos garantir a aplicação do conteúdo programático do Enem e cobrar a aplicação deste conteúdo antes da próxima prova” explicou.

O prefeito de Xinguara, Oswaldo Assunção, declarou que reconhece o esforço do governo do Estado em se fazer presente na região e buscar, por meio do diálogo, uma solução para os grandes desafios de se fazer educação nos municípios. “Nós (prefeitos) sempre tivemos que procurar a Secretaria que está vindo até os municípios para tentar resolver os problemas. Esta é, sem dúvida, uma parceria inédita”, destacou.

Para a secretária de Educação de Paruapebas, essa nova estratégia do Estado, de procurar os municípios para dialogar, traz um fôlego novo tanto na relação dos municípios com o governo, quanto na relação entre os próprios municípios que estiveram representados na reunião. “Temos muitos problemas, é fato, mas também temos bons exemplos que podemos compartilhar. Além disso, juntos teremos mais chances de lutar pela melhoria da educação no Pará”, comentou.

Obras – Ainda em Xinguara, Helenilson Pontes visitou obras da Seduc que estão em andamento no município. Acompanhado do prefeito Oswaldo Assunção, ele vistoriou as obras de reforma da Escola de Ensino Médio Dom Luiz de Moura Palha e da Escola Técnica Profissionalizante do Pará. O titular da Seduc também sinalizou para a construção de uma nova escola no Setor Itamarati, um dos mais populosos do município.

csgolounge Mapa do site