456bet1

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa inicia campanha de coleta de sangue do carnaval

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/02/2015 17h14

O primeiro dia da campanha “No carnaval, use a fantasia de salva-vidas. Doe sangue”, do Hemopa, neste sábado, 7, teve o apoio de diversos grupos de voluntariado que animaram a sede do hemocentro, desde às 7h30. Ate às 16h, foi registrado o comparecimento de 474 candidatos à doação de sangue. A primeira grande campanha de 2015 vai até sexta-feira, 13, com a meta de coletar 250 bolsas de sangue por dia.

Vários grupos de doadores voluntários de sangue participaram da abertura da ação, entre elas a Torcida Remista e Azulindas, do Clube do Remo; Salvos Pelo Sangue, da Igreja Presbiteriana; Grupo Vem Pará Rua; Grupo de Ouro Nacional, da Terra Firme; e os alunos da Escola Ômega. O Hemopa abriu mais uma sala de coleta para atender a demanda, agilizando o atendimento com o dobro de cadeiras de coletas.

Na frente do hemocentro um palco foi armado para a apresentação dos cantores Jorginho Gomez e Gina Lobrista, e de ritmistas das escolas de samba Rancho Não Posso Me Amofiná e Grande Família. O Rei Momo do Carnaval 2015 de Belém, Raimundo Santos, conhecido como “Toquinho”, também prestigiou a abertura da campanha

O Hemopa também recebeu a visita de 60 alunos de um curso de técnico em enfermagem de Vigia, no nordeste paraense, para contribuir com a campanha do Carnaval. Eles assistiram à palestra sobre doação voluntária de sangue e cadastro de doadores de medula óssea e doaram sangue.

Edneia Furtado Correa, 32, fez a primeira doação após receber as orientações dos técnicos do Hemopa. “Estou me sentindo muito bem. Vou passar esse sentimento para todos os meus familiares e incentivá-los a doarem. Esse é um gesto de amor, o maior que existe. Sei que vou ajudar muitas pessoas”, disse ela, que é moradora de Colares.

Doadora há sete anos, a professora da Escola Ômega Louise Angélica Silva de Carvalho, 26, também doou sangue. “A doação é muito importante, pois além de ajudar outras pessoas, conhecidas ou não, me faz sentir muito bem. Acho de grande valor a iniciativa do Hemopa em organizar essa campanha”, afirmou.

Francildo Pinheiro da Fonseca, 27, morador da Cremação, foi um dos centenas de doadores que estiveram na sede do Hemopa neste sábado. A primeira doação dele atendeu um amigo que precisava de transfusão. “Depois dessa experiência me conscientizei da importância desse ato. Vou repetir o gesto a cada três meses e salvar muitas vidas”, afirmou. Torcedor do Paysandu, ele aproveitou a oportunidade para contabilizar ponto para o “I RexPa da Doação de Sangue”, que vai até a próxima sexta-feira, 13.

A campanha de doação de sangue do carnaval ocorre na capital e no interior do Estado: Castanhal, Santarém, Marabá, Altamira, Abaetetuba, Tucuruí, Capanema e Redenção. Em Belém, as doações podem ser feitas ainda na Estação de Coleta Hemopa-Castanheira, o mais novo ponto fixo de doação, no térreo da passarela que dá acesso ao shopping na BR-316. O horário de funcionamento é o mesmo do Hemopa: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.

“A campanha se encerra na próxima sexta-feira, mas a necessidade continua. Se todas as pessoas potencialmente doadoras agendassem duas doações por ano, a hemorrede brasileira não passaria por dificuldades com a insuficiência de doadores”, disse a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, incentivando o gesto, especialmente no período que antecede do carnaval, quando a necessidade transfusional aumenta cerca de 30%.

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menor de 18 anos pode doar somente com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.

O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, na BR-316. Mais informações: 0800-2808118.

<
456bet1 Mapa do site