entainpartners

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa atenderá adolescentes assistidos pela Fasepa em ações de saúde

Por Redação - Agência PA (SECOM)
09/02/2015 13h15

A coordenação do programa Presença Viva, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), articulou parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) para a realização de dois tipos de ações de saúde nos espaços geridos pela Fundação e que atendem adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas: o primeiro envolvendo atendimento médico e odontológico e outro com atendimento psquiátrico aos internos suspeitos de apresentarem deficiência intelectual ou transtornos psiquiátricos ou que sejam dependentes de álcool ou outras drogas.

A ação corresponde a uma demanda da Política Nacional de Atenção à Saúde Integral do Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação, Internação Provisória e Semiliberdade e impacta diretamente na situação de vulnerabilidade social em que normalmente se encontram esses jovens quando chegam ao sistema socioeducativo.

Duas unidades móveis de saúde foram disponibilizadas para esta ação, que é coordenada pelo Programa Presença Viva, da Sespa. “Entre os serviços que estaremos oferecendo estão a orientação bucal, restauração, extração (quando necessário), consultas médicas em clínica médica, dermatologia e ginecologia, verificação da pressão arterial e entrega de kits de limpeza bucal e de medicamentos”, descreve, em nota técnica, a coordenadora do Programa Presença Viva, Viviane Bernardes.

Os mutirões de atendimento médico e odontológico serão realizados nesta terça e quarta-feira, 10 e 11, na Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase) de Ananindeua. Na sexta-feira, 12, os veículos estarão a postos no Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam), localizado no Conjunto Jardim Sideral, em Belém. Após o carnaval, o cronograma de atendimento prosseguirá no dia 24, novamente no Ciam e, nos dias 25 e 26, na Uase de Benevides, situada na avenida Augusto Meira Filho.

Já os mutirões para atendimento psiquiátrico atenderão demandas que envolvem cuidados especiais em saúde mental, incluindo os relacionados ao consumo de drogas e associados. O cronograma de ação vai atender nos seguintes sábados e locais: 21 de fevereiro, no Ciam do Jardim Sideral, nos dois turnos; 28 de fevereiro, no Ciam de Benevides, nos dois turnos, e na manhã do dia 7 de março, no Centro Socioeducativo Feminino (CSEF), situado no conjunto Cidade Nova 5, em Ananindeua.

Além da Sespa, outras instituições públicas, como o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Corpo de Bombeiros (CBM), Fundação Pro Paz e as secretarias de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e de Assistência, Trabalho e Renda (Seaster), têm sido parceiras da Fasepa em favor do fortalecimento de medidas socioeducativas voltadas para adolescentes e jovens em conflito com a lei.

Distribuída em 15 unidades socioeducativas na Região Metropolitana de Belém, Marabá e Santarém, a Fasepa atende, atualmente, 433 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou semiliberdade, sendo que desse total, 88 aguardam sentença do juizado nas unidades de internação provisória.

* Com informações da Ascom da Fasepa

<
entainpartners Mapa do site