Super Fruits Slot

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Banda Sinfônica da Escola Lauro Sodré prepara concerto para seus 143 anos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/03/2015 20h01

A Banda Sinfônica da Escola Lauro Sodré completará 143 anos no dia 30 de março. Para celebrar a data está sendo preparado um concerto especial, programado para o dia 06 de abril, no Teatro Margarida Shivasappa, da Fundação Cultural do Pará. Os músicos vêm mantendo uma rotina de ensaios para a apresentação, que terá um repertório variado, incluindo músicas paraenses.

Para o concerto foram convidados alunos e ex-alunos da escola, além de pessoas que fizeram parte da história da instituição, como Nilson Mouzinho, que integrou a banda há 15 anos e hoje é professor de saxofone no projeto Educando Através da Música. “A banda representa o começo de tudo pra mim. Quando completei 18 anos tive que deixar o grupo para servir as Forças Armadas. Só depois que voltei de lá comecei a tocar novamente, e continuo assim até hoje”, conta Nilson.

O músico José Augusto Santos, subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, e seu filho, Matheus Santos, também foram convidados a participar do concerto. Os dois tocam trompa e flauta transversal, respectivamente. “Já tocamos em muitos momentos junto com a Sinfônica da Escola Lauro Sodré, e estamos muito felizes em participar de mais esse capítulo da história da banda. A música é minha paixão e representa muito para minha vida”, afirma José Augusto.

Legado

A Banda Sinfônica foi fundada em 1857, sob a nomenclatura de Instituto de Educandos Artífices, antigo Instituto Lauro Sodré. Mas foi em 1872, no dia 30 de março, que o governador em exercício, Abel Graças, publicou a portaria que instituiu oficialmente a banda.

Atualmente, a Sinfônica é mantida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e já trouxe ao Pará 17 títulos nacionais. Os últimos foram o pentacampeonato no Concurso Nacional de Fanfarras, realizado na cidade de Campo Grande (MS), e o tetracampeonato na Copa Enviro Chemie, na cidade de Santa Fé (PR).

A banda mantém como atividade paralela o projeto “Educando Através da Música”, criado em 2004. A iniciativa já atendeu mais de 1.800 estudantes da rede pública, na capital e no interior. Considerado hoje um dos grupos musicais mais prestigiados do Pará, há mais de um século a Sinfônica vem auxiliando na formação de muitos músicos. Sua missão é desenvolver um trabalho com as comunidades estudantis, preparando e formando músicos para as bandas de Belém e do restante do país.

A Banda Sinfônica Lauro Sodré tem como principal diretriz a inserção do ensino musical na escola pública. É, no seu gênero musical, a mais antiga banda de música do Pará e uma das mais antigas do Brasil.

O atual regente, Silas Borges da Silva, mais conhecido como Mestre Silas, trabalha há 41 anos com a banda. Começou como aluno, há 30 anos, e hoje conduz a formação de outros músicos. "Os alunos já saem daqui preparados para ingressar nas universidades de música, nos cursos de licenciatura e bacharelado. Minha maior alegria é ver esses músicos empregados ou fazendo suas graduações. Volta e meia encontro ex-alunos, que hoje são músicos de bandas militares ou de orquestras, e sempre recebo deles uma palavra de agradecimento, porque a música os ajudou a encontrar sua vocação", destaca Silas Borges.

<
Super Fruits Slot Mapa do site