War Of Dragons

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AJUDA

Hemopa recebe reforço de campanhas de doação voluntária

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/04/2015 18h07

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) recebeu na manhã deste sábado, 11, o reforço de três campanhas internas organizadas de forma voluntária. A campanha nacional ‘’Sangue Corinthiano’’, a ‘’Ação Social Alviceleste’’ - iniciativa da torcida 'Alma Celeste', do Paysandu Sport Club -  e o projeto ‘’Vida Por Vidas’’, da Igreja Adventista do 7° Dia. Juntas, essas mobilizações possibilitaram a coleta de 234 bolsas de sangue, que podem ajudar até 936 pacientes.

‘’Eu e meu amigo Rafael Gouveia trouxemos a campanha ‘’Sangue Corinthiano’’ para Belém quando soubemos que o Corinthians promovia essa ação em São Paulo e outros estados. O clube planeja e produz toda a campanha. Este envolvimento tem feito a diferença nos hemocentros e consequentemente junto à população que precisa’’, explica Alan Costa, coordenador da campanha em Belém.

Doador de sangue há seis anos, o vigilante Flávio de Souza Ataíde, 36, fez questão de participar da campanha. ‘’Comecei a doar sangue por incentivo da minha irmã. Fico orgulhoso pela iniciativa do clube e dos torcedores, isso mostra que a união faz a força. A sociedade toda ganha com isso’’, afirma.

Mônica de Cássia Pinheiro Costa, 18, conta que a primeira doação de sangue dela foi um presente de aniversário, quando completou 16 anos. ‘’Eu sempre quis doar. Pedi para minha mãe vir comigo e autorizar a doação porque eu era menor de idade. Quis doar como presente de aniversário. Agora venho junto com os meus amigos da 'Alma Celeste’ ajudar a salvar vidas", conta. A torcedora diz que a campanha foi desenvolvida pelo setor Bart Social da Alma Celeste, que promove ações solidárias em todos os jogos do Paysandu com arrecadações de alimentos, roupas, brinquedos e materiais de higiene que são distribuídos em comunidades carentes.

Parceira do Hemopa, a Igreja Adventista do 7° Dia desenvolve o projeto ‘’Vida por Vidas’’ que consiste na mobilização dos congregados em torno da doação de sangue, principalmente jovens. Natalina Feio da Trindade, 27, liderou o grupo. ‘’Todos na igreja ficam motivados e satisfeitos em poder colaborar e fazer o bem a quem precisa. Além desta campanha, temos a Ação Solidária Adventista (ASA), que presta auxilio a pessoas carentes com alimentos, brinquedos e roupas", esclarece.

"É uma experiência inesquecível e muito recompensadora fazer parte disso tudo’’, define a técnica de Enfermagem Priscila do Socorro Sousa Maia, 35, que, motivada pelo Vida por Vidas, doou sangue pela primeira vez.

A também técnica em enfermagem Eliana da Silva Lopes, do Hemopa, reconhece a importância dos doadores. ‘’Todos os dias coletamos doações e incentivamos que continuem nos ajudando, seja voltando para novas doações ou incentivando parentres e amigos a fazê-lo. Reconheço doadores em outros lugares e é gratificante saber que fizemos parte de um momento especial para essas pessoas que se dispoem a ajudar o próximo".

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, nº 2.109, em Batista Campos, e faz coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira, na BR-316, e funciona no mesmos horários. Mais informações pelo fone 0800 280 8118.

War Of Dragons Mapa do site