oddspedia

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa terá horário diferenciado para coleta de sangue no feriadão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/04/2015 10h44

O serviço de coleta de sangue da sede da Fundação Hemopa funcionará, excepcionalmente, de 7h30 às 17h, na próxima segunda-feira, 20. No dia 21, feriado de Tiradentes, o expediente será facultado. A Unidade de Coleta Hemopa Castanheira, no térreo do Pórtico Metrópole, na BR-316, Km 01, não funcionará nos dias 20 e 21. No entanto, o atendimento transfusional permanecerá em funcionamento 24h. A meta de coleta no dia 20 será de 250 doações.

O hemocentro ainda enfrenta significativa redução de aproximadamente 50% no comparecimento de doadores, por conta do período chuvoso, que dificulta o acesso ao serviço, além do aumento de casos de viroses, que inabilitam temporariamente a doação de sangue.

Para a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, o papel do corpo clínico da rede hospitalar é decisivo para sensibilização de familiares e amigos de pacientes. “A doação deveria ser proporcional ao atendimento transfusional. Mas, infelizmente, não é”, ressaltou, afirmando que tem hospital de grande porte que realiza uma média mensal de 1.500 procedimentos transfusionais, mas que não encaminha nem 20% de voluntários para suprir estoque de sangue.

O crescimento do número de leitos, de cirurgias e de transplante de órgãos também é apontado pela técnica como fator que provoca a maior necessidade de transfusão. “Temos que conseguir o equilíbrio entre a demanda e a oferta. E isso não cabe somente ao hemocentro, mas sobretudo, à população potencialmente doadora”, observou, enfatizando que ao Hemopa cabe garantir um produto final com qualidade, mas o sangue só pode ser disposto pelo voluntariado.

Diante das dificuldades enfrentadas eventualmente por candidatos à doação, quando do acesso aos serviços na sede do Hemocentro, Juciara Farias informa que o Hemopa oferece a “Caravana Solidária”, que é um micrôonibus com capacidade para 30 pessoas, que pode ser devidamente agendado para assegurar transporte para grupos de doadores. “Pode ser grupo de amigos ou famílias ou colegas de trabalho. Atendemos a sociedade civil organizada interessada em salvar vidas com a doação de sangue”.

Os interessados em compor essa parceria devem entrar em contato com o Hemopa pelo telefone 3224-5048, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados até as 17h.

Campanhas

Neste sábado, 18, a sede do Hemopa receberá voluntariado do Pará Moto Clube e da empresa Dínamo, durante todo o dia. As ações têm o objetivo de reforçar o estoque de sangue do hemocentro, visando as necessidades transfusionais do feriado prolongado de Tiradentes.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.

Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Serviço:
A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.

oddspedia Mapa do site