lotterypost

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Em Salinas, Corpo de Bombeiros intensifica prevenção balneária na Operação Carnaval

De acordo com a Corporação, neste feriadão, já foram atendidos 35 casos referentes a acidentes com animais marinhos, sem gravidades

Por Roberta Meireles (SEGUP)
13/02/2024 10h02

Para quem escolheu aproveitar o feriado de carnaval curtindo as praias do município de Salinópolis, nordeste paraense, a tranquilidade e a segurança estão garantidas, por meio das ações da ‘Operação Carnaval’ deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com os órgãos do sistema de segurança, como o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) que têm efetivo reforçado nas praias com 63 militares até esta quarta-feira (14). 

As equipes do CBMPA atuam em várias frentes de trabalho, como: proteção balneária com a presença dos guarda-vidas às margens da praia, reforçando a orientação aos banhistas, além de equipes para atendimento pré-hospitalar em caso de acidentes com animais marinhos, por exemplo; e também dos militares que atuam na frente carnaval de rua, junto as outras forças de segurança. A Defesa Civil também está realizando identificação de crianças com pulseiras (também com os nomes dos responsáveis), em caso de perda na praia. O trabalho conta com uma viatura de resgate, para eventual atendimento urgente. 

De acordo com os relatórios das equipes que estão atuando na praia da Atalaia, até o final da manhã de segunda-feira (12), foram realizados 35 atendimentos pré-hospitalares nos postos instalados ao longo da praia. Todos referentes a acidentes com animais marinhos, sem necessidade de ser conduzido a hospitais. 

Planejamento 

Secretário adjunto Operacional da Segup, Luciano de Oliveira destaca que as ações dos bombeiros estão dentro do planejamento elaborado com a Segup e demais instituições, para que a segurança e tranquilidade sejam mantidas durante todo o período da Operação Carnaval, principalmente em localidades como Salinas, em que muitas famílias vão em busca desse tipo de lazer, que é curtir as praias. 

“Felizmente, até agora estamos com um feriado prolongado bem tranquilo em Salinas. Naturalmente, nesse período, é um local para quem procura mais tranquilidade, no entanto não podemos deixar de reforçar a segurança, e principalmente o trabalho dos bombeiros na prevenção balneária. Não tivemos nenhum registro de incidentes graves, e vamos permanecer atuando para que as pessoas possam se divertir, descansar com tranquilidade e segurança, seja nas praias, balneários e estradas, tendo a garantia de que as forças de segurança estão de prontidão”, assegurou Luciano de Oliveira.

Integrando umas das equipes de serviço na praia do Atalaia, o Tenente Lobato, explicou que a atuação principal no município é a prevenção balneária. “Nossa missão principal aqui, é o serviço de segurança ao banhista, às pessoas que frequentam as praias, evitando principalmente a questão dos afogamentos. Entretanto, nós sabemos que na praia nós temos diversos riscos, em que devemos ter muita atenção, que seriam áreas de pedras onde pessoas podem cair  e ter ferimentos profundos, além disso, temos riscos também de acidentes com animais marinhos, como arraia, bagre, a água viva e as caravelas. Então tendo em vista esses riscos, estamos sempre orientando as pessoas com os cuidados ao entrar na água, mas também temos aqui um posto de atendimento com materiais pré-hospitalar, justamente para atender qualquer tipo de ocorrência que tiver nesse meio e para que possamos dar aquele primeiro suporte à população”, explicou Lobato. 

O tenente complementou também sobre o preparo para casos de resgate. “Temos aqui também nossa base, uma unidade de resgate do bombeiro, que é uma viatura totalmente equipada com materiais de suporte avançado e que podem atender demandas e deslocar com as vítimas mais graves para o hospital. Nós sabemos que a nossa praia tem a característica de ser uma praia rasa, entretanto nós temos valões que são locais de profundidade em que quando a maré está cheia, ela faz uma corrente de retorno em que ela joga a pessoa para fora do oceano, para longe do mar. E essas áreas desses valões são muito perigosas e normalmente é lá que acontece os afogamentos e nós precisamos fazer as orientações e demarcações nessas áreas para evitar os afogamentos”, afirmou. 

Principais cuidados 

A equipe que está de prontidão no local, segue com as ações dentro do planejamento da Operação Carnaval até a próxima quarta-feira (14), e ressalta algumas dicas de prevenção nas praias, entre as principais estão: preferir banhos apenas em áreas protegidas por guarda-vidas, que podem ser identificadas pelas bandeiras de cor vermelha sobre amarelo; respeitar a sinalização, as bandeiras e orientações dos guarda-vidas, evitando entrar no mar próximo a pedras, estacas e píeres; atenção constante com as crianças, identificando nos postos dos bombeiros com pulseiras que contenham nome e telefone dos responsáveis; evitar ficar na água com presença de chuvas fortes ou trovoadas, entre outras.

lotterypost Mapa do site