Fa Fa Fa

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa leva ações de saúde para Circuito Mangueirosa, em Belém

Por Caroliny Pinho (SESPA)
10/02/2024 21h05

Quem for ao Complexo Ver-o-Rio, em Belém, neste sábado (10) e nos próximos dias para aproveitar a programação do Circuito Mangueirosa vai encontrar com os serviços de saúde ofertados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de IST’s/Aids em parceria com o 1ª Centro Regional de Saúde, Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), Coordenação Saúde por todo o Pará, Instituto Arte pela vida e a coordenação do evento. 

Foi o caso da Alessandra Vieira, vendedora ambulante, que estava trabalhando na entrada do circuito de Carnaval e resolveu ir até o caminhão de atendimento da Sespa para se consultar. “Eu vim fazer um teste de sífilis. Me atenderam super bem e eu recomendo o serviço a todos. Você vem, faz seu exame e o resultado já sai na hora.  A coisa mais importante é a nossa saúde, depois a brincadeira com responsabilidade”, disse. 

A estudante Isabela Gonçalves também foi para a folia de Carnaval e aproveitou para checar se estava tudo bem com a saúde. “Nós viemos para o evento e demos de cara com o serviço que está sendo ofertado aqui do caminhão. Eu achei uma boa oportunidade, até mesmo porque é um teste caro que está sendo ofertado gratuitamente. Essa é uma ótima oportunidade de a gente ver como está a nossa saúde, se tem algum problema, né? Então eu achei muito legal. É uma questão de conscientização e de proteção, então é muito importante”, afirmou. 

Logo na entrada do evento os brincantes encontram com agentes da Sespa que além das orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S), realizam a entrega de preservativos femininos e masculinos. 

“Nós estaremos nos dias 10, 11, 12, 13 e 17, no Circuito Mangueirosa, com uma ação de prevenção e orientação às IST’s com testagem rápida, HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Nela, o usuário vai receber orientações relacionadas ao teste rápido, vai receber aconselhamento, laudo e também o seu resultado que é sigiloso e gratuito. Nós também estamos com equipes volantes que estão abordando usuários para perguntar se querem receber orientação sobre prevenção. Se ele aceitar e quiser fazer algum teste, nós convidamos para que a pessoa venha espontaneamente até o atendimento”, disse Andrea Miranda, Coordenadora de IST’s/ Aids da Sespa.

A abordagem à população é feita com sensibilidade e a expectativa é que a cada dia da programação sejam ofertadas testagens para todos os tipos infecção, com possibilidade de aumento da oferta segundo a demanda do público.  

Interior do Estado - A ação de combate a prevenção de IST’s durante o Carnaval acontece nos 144 municípios do interior do Estado por meio dos Centros Regionais de Saúde e os municípios. Para os locais com maior concentração de brincantes, como Abaetetuba, Bragança, Barcarena e Cametá, a Sespa enviou equipes para realizar orientações à população além da distribuição dos insumos de proteção. 

“Há uma grande importância de ações como essa nesse período, pois é quando as pessoas estão mais preocupadas com a folia e deixam de lado a saúde e a prevenção. E nós estamos aqui justamente para apresentar esse serviço, levar para esses foliões a importância de estar se prevenindo, já que hoje nós temos no Pará, alguns municípios em alerta com o número de IST’S, principalmente entre os jovens”, disse Rosicleia Ferreira, Diretora do Departamento de Controle de Doenças Transmissíveis da Sespa. 

Serviço:
Ações de saúde da Sespa no Circuito Mangueirosa, em Belém. 
Dias: 10, 11, 12, 13 e 17
Local: Complexo Ver-o-Rio. 
Seviços: orientações, testagens e entrega de preservativos.

Fa Fa Fa Mapa do site