popobet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Ilha de Mosqueiro conta com a segurança reforçada durante o Carnaval 2024

Por Walena Lopes (SEGUP)
10/02/2024 17h56

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os demais órgãos do sistema estadual e municipal de segurança, iniciaram nesse sábado, 9, as ações integradas e planejadas para o Carnaval 2024 no distrito de mosqueiro. Mas de 300 agentes reforçam a segurança na bucólica durante o feriado prolongado.

O reforço no policiamento e nas ações ostensivas e preventivas fazem parte das estratégias desenvolvidas pela “Operação Carnaval 2024”.

Mosqueiro é um dos destinos mais procurados pelos paraense durante os feriados e nas férias escolares. No carnaval com uma vasta programação de shows, desfiles e blocos carnavalescos na ilha, a Segup, juntamente com os demais órgãos, atuam com ações de segurança para atender e garantir a tranquilidade dos moradores e foliões, que buscam a Ilha como destino durante o feriado prolongado.

“Montamos um planejamento integrado com as forças de segurança do Estado para garantir e cumprir o objetivo de garantir  proteção e um carnaval tranquilo aos cidadãos e preservar o patrimônio público. Mosqueiro, nessa época, recebe muitas pessoas, aumentando a necessidade de atenção”, e por isso estamos com o efetivo reforçado, além do efetivo ordinário que já atua no distrito” falou o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, Luciano de Oliveira.  

Ações - Mosqueiro vai contar com ações de patrulhamento preventivo e ostensivo nos bairros, praias, Praça Matriz e na Rua do Aeroporto, durante o desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos. Agentes do  Detran estarão atuando no pórtico de entrada da bucólica, a fim de orientar e fiscalizar os condutores de veículos. A delegacia do Distrito também conta com reforço para garantir agilidade no registro das ocorrências, além da presença dos agentes do Corpo de Bombeiros nos postos de guarda-vidas ao longo das praias da Ilha.

Monitoramento - Além das ações de patrulhamento, a segurança pública estará concentrada na base integrada, instalada no ônibus de vídeomonitoramento da Guarda Municipal de Belém, localizado  no Caramanchão na Praia do Farol, de onde as equipes irão monitoras as atividades de segurança, 24h, através das imagens captadas pelas câmeras instaladas na ilha. O veículo vai funcionar integrado com o Centro Integrado de Operações (CIOP) da Segup.

As atividades ostensivas, preventivas e de fiscalizações serão realizadas durante todo o período de feriado prolongado de Carnaval, até a quarta-feira de cinzas, 14.

Integração - Participam das ações conjuntas desenvolvidas pela “Operação Carnaval 2024" as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (DETRAN), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (GRAESP) de Segurança Pública, o Centro Integrado de Operações (CIOp), guardas municipais e Órgãos de fiscalização de trânsito dos municípios, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

popobet Mapa do site