Tower

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CARNAVAL 2024

CICC móvel reforça segurança na programação de Carnaval em Cametá

O centro conta com câmeras para auxiliar o trabalho das forças de segurança em pontos estratégicos da cidade e principalmente na praça principal, local da programação festiva

Por André Macedo (SEGUP)
10/02/2024 09h42

O Governo do Pará iniciou, na última sexta-feira (09), a “Operação Carnaval 2024” em 70 localidades paraenses. Em Cametá, Região do Baixo Tocantins, a Segup ativou seu Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) para acompanhar as programações. 

Instalado em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Cametá, o CICC Móvel funcionará 24h até dia 14 (Quarta-feira de Cinzas), reunindo agentes integrados das forças de segurança pública, que vão realizar ações de prevenção e ostensividade a fim de evitar delitos e ações criminosas, com rondas permanentes. Além disso, farão, em tempo real, o monitoramento das imagens das câmeras de segurança instaladas no município; além de garantir a celeridade no registro de ocorrências, bem como estarão de prontidão para o resgate e qualquer outro acionamento da população, garantindo a ordem pública e a manutenção da paz social. 

O coordenador do Centro Móvel, coronel BM Marcos Lopes, destaca a integração das forças para proporcionar uma programação tranquila para os foliões. “Temos uma presença de público aqui significativa. São pessoas que vêm de todos os cantos do Estado, é um carnaval já reconhecido e a segurança pública faz frente a esta demanda. Então, há um reforço considerável da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, de todos os órgãos que compõem a Segurança Pública, o nosso Grupamento Fluvial. Estamos trabalhando de modo que garanta o lazer com segurança”, ressaltou. 

Com reforço de 1.050 agentes, o policiamento ostensivo nas ruas e nos rios será ampliado durante este período de Carnaval.  O centro conta com câmeras para auxiliar o trabalho das forças de segurança em pontos estratégicos da cidade e principalmente na praça principal, local da programação organizada pela gestão municipal. 

“O Governo do Estado segue preocupado com essas questões, disponibilizou todos os recursos, logísticos e financeiros e humanos para que tenhamos um Carnaval seguro em Cametá”, salientou o coordenador do Centro Móvel.

Atendimento às ocorrências 

Uma equipe da Polícia Civil está de plantão para atender as ocorrências geradas neste período. Quem precisou e pode precisar, encontrará toda a orientação no Centro Móvel. Assim aconteceu com Melquisedeque Trindade que precisou registrar ocorrência de estelionato envolvendo o golpe do pix.

“Tive um excelente atendimento, rápido e da melhor forma possível eles tentaram resolver e orientar.  Estão prestando um ótimo atendimento várias pessoas, no feriado, estão tirando o seu tempo pra orientar e ajudar o máximo possível”, elogiou.

Integração- Participam da “Operação Carnaval 2024" as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito (DETRAN), Polícia Científica do Pará, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (GRAESP) de Segurança Pública, o Centro Integrado de Operações (CIOp), guardas municipais e Órgãos de fiscalização de trânsito dos municípios, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

Tower Mapa do site