22bet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONHECIMENTO

Usinas da Paz concluem capacitação das primeiras turmas de Gastronomia

Na UsiPaz Antônia Corrêa, no município de Marituba, as alunas aprenderam a fazer pizza, pão caseiro e até suflê

Por Matheus Rocha (SEAC)
09/02/2024 17h49

As Usinas da Paz concluíram os primeiros módulos do ano de 2024 das turmas do curso de Gastronomia "Comidas quentes descomplicadas". A iniciativa é da Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e concedeu certificados para todos os participantes. Alunas certificadas pela UsiPaz

Ao longo das aulas, os alunos aprenderam a cozinhar pratos como pizza, pão caseiro, bolo, quibe, lasanha, suflê e outras receitas essenciais no dia a dia. Arina Brito, nutricionista e responsável pela capacitação das alunas da UsiPaz Antônia Corrêa, no município de Marituba (Região Metropolitana de Belém), destacou que o curso tem o objetivo de ensinar receitas e a precificar os alimentos. 

"O nosso intuito é que os alunos consigam replicar em casa a maioria dos pratos de forma rápida e prática, saindo das aulas com uma visão econômica, levando essas preparações para o empreendedorismo, para quem sabe criar o seu próprio negócio", explicou a instrutora.

Aprendizado - Tatiane Gomes da Silva, que trabalha no segmento gastronômico, disse que buscou a UsiPaz para se especializar na área. "Trabalho com brigadeiro gourmet há dois anos, e conheci a Usina através da minha cunhada, que também fez um curso aqui e me indicou. Primeiro fiz o curso de confeitaria, ano passado, e agora estou concluindo esse. Além dos brigadeiros que eu já fazia, consigo fazer bolo e outras receitas que não sabia que era capaz de realizar. Graças à Usina eu me capacitei mais nessa área. A minha clientela aumentou, assim como o meu cardápio de alimentos por encomenda. Agradeço a todos os servidores da Usina por me receberem e me ensinarem o que sei hoje", contou.

Marly Medeiro Santos, aposentada de 63 anos, fez seu primeiro curso na área de Gastronomia na UsiPaz. "Conheci a Usina pela televisão. Falaram sobre o curso de Gastronomia e aguçou a minha curiosidade. Então, resolvi vir me matricular. Antes do curso eu quase não me levantava da cama. Só vivia com dores no meu corpo e me queixando. Mas durante meu tempo na Usina algo aconteceu dentro de mim e tudo se renovou. Eu precisava de algo na minha vida como esse curso. Ganhei um grupo de amigos e fui recebida por uma equipe de funcionários supereducados, que me acolheram e me trataram muito bem", relatou a aluna.

Serviço:Os cursos e oficinas de Gastronomia são promovidos em todas as Usinas da Paz de forma recorrente. Os próximos módulos serão de Reaproveitamento integral de alimentos e Confeitaria e doçaria amazônica. Os documentos necessários para inscrição são: originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência. (Colaboração de Lucas Sousa - Seac).

22bet Mapa do site