Eye of Cleopatra

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GESTÃO

Encontro “Plano Inovação e Foco” da Polícia Civil discute ações estratégicas para atuação em biênio 2024/2025

Por Talison Lima (PC)
08/02/2024 17h41

A Polícia Civil do Pará (PCPA), por meio da Assessoria de Planejamento Estratégico (APE) promoveu nesta quinta-feira (8), no Auditório Delegada Ione Coelho, na Delegacia Geral do Pará, em Belém, um encontro para apresentação do "Plano Inovação e Foco", uma iniciativa desenvolvida para apresentar as ações realizadas pelas diretorias e assessorias da PCPA, com objetivo de cumprir as metas do Plano Estadual de Segurança Pública no biênio 2024/2025.

"Esse projeto estratégico visa reduzir os índices de criminalidade, direcionar e ampliar as ações de polícia judiciária em todas as regiões do estado e garantir mais segurança pública e paz social para a sociedade paraense", enfatizou o delegado-geral, Walter Resende.

O projeto foi elaborado em cumprimento à Portaria Nº 066/2023-PC/DIVERSOS que aprovou o Mapa Estratégico da Polícia Civil do Pará (2024-2026) e objetiva alcançar os indicadores e metas norteadoras pela Constituição Federal; Plano Nacional de Segurança Pública; Lei nº 13.675/2018 (Política Nacional de Segurança Pública); Plano Estadual de Segurança Pública; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Plano Plurianual (PPA); e Plano de Governo 2023-2026 “Pra Seguir em Frente”.

Com a presença de policiais civis e servidores administrativos, a reunião iniciada na quarta-feira (7), proporcionou um espaço de diálogo e colaboração essencial para a construção de um plano abrangente e eficaz, com foco em análises de dados estatísticos oriundos dos trabalhos desenvolvidos pela polícia judiciária paraense, identificação de áreas de maior vulnerabilidade, alocação de recursos e implementação de estratégias de combate à criminalidade no Pará.

“É muito importante esse momento para nossa instituição e servidores, pois é a primeira vez que a Polícia Civil apresenta um planejamento estratégico voltado ao cenário atual do nosso estado, com base no plano nacional e estadual de segurança pública. É também uma forma de apurar crimes e alcançar metas elencadas de forma técnica para melhorar indicadores na prática”, destacou a Delegada-geral Adjunta, Juliana Cavalcante.

Metas - Entre os destaques estão o fortalecimento da recuperação de produtos de crime, intensificar o cumprimento de mandados de prisão, repressão aos crimes no âmbito da lei Maria da Penha, aos crimes contra a flora, crimes sexuais contra crianças e adolescentes, e aprimorar o atendimento ao cidadão.

Para o delegado Vicente Leite, titular da Assessoria de Planejamento Estratégico (APO), o plano representa um relevante passo para modernização da gestão e importante marco para apropriação científica e aprofundamento dos dados de segurança pública produzidos pela própria instituição.

“As métricas estabelecidas a serem acompanhadas terão a função de não somente melhorar a gestão das unidades policiais, mas também de apresentar de forma técnica os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Civil para a sociedade paraense”, concluiu.

Eye of Cleopatra Mapa do site