456bet1

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS SEGURANÇA

Em Castanhal, Estado entrega mais de 100 viaturas da PMPA e uma para PCPA atuar no Pró-Mulher Pará

A viaturas vão atender além de Castanhal, os município de Santa Izabel do Pará, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu e Vigia

Por Roberta Meireles (SEGUP)
27/01/2024 21h39

Assegurando cada vez mais seu compromisso com a segurança pública do Pará, neste sábado (27), véspera do aniversário de Castanhal, município do nordeste paraense, o governador Helder Barbalho oficializou mais um significativo investimento às Polícias Militar e Civil. Foram entregues no dia de hoje, 117 novas viaturas para a PMPA e ainda, uma viatura rosa para a PCPA atuar no programa Pró-Mulher Pará, totalizando 118 veículos novos entregues de uma só vez para o município. A entrega dos veículos foi realizada durante agenda oficial do governador na cidade que, no domingo, 28, completa 92 anos de fundação. 

Durante a cerimônia de entrega, o chefe do Executivo Estadual reforçou os contínuos investimentos em segurança pública que têm garantido a redução, significativa, da criminalidade no Estado e contribuem para a paz social.

“Hoje estamos entregando 118 viaturas novas da Polícia Militar para Castanhal e municípios aqui do entorno, e dessas, uma é para a Polícia Civil atuar em combate a crimes contra a mulher. São mais cidades paraenses que estarão recebendo essas viaturas para reforçar a presença policial, sendo todas caminhonetes 4x4 para atender a população, garantir paz, melhores condições de trabalho ao agente, combater a criminalidade para que possamos continuar reduzindo os índices de violência. Portanto, parabenizo a nossa Polícia Militar, que realiza esse investimento aqui, mas que em todo o estado está entregando 1.450 novas viaturas, atendendo os 144 municípios do nosso estado, sendo a maior renovação de frota da PMPA", afirmou Helder Barbalho. 

Os veículos entregues à PMPA serão disponibilizados para uso das unidades policiais que integram o Comando de Policiamento Regional III (CPR III), sediado no município. O Comando abrange, além de Castanhal, outras cidades do nordeste paraense como Santa Izabel do Pará, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu e Vigia.

Castanhal recebeu o total de 63 viaturas: 46 veículos para o 5° Batalhão de Polícia Militar; cinco para o 3º Batalhão de Missões Especiais; oito para o 2º Batalhão de Polícia Rural; e quatro para a sede do CPR III.

Já os demais municípios da região contarão com 54 novos veículos, sendo 17 para o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Santa Izabel do Pará; 13 para o 42º BPM, de São Miguel do Guamá; 15 para o 48° BPM, de Tomé-Açu; e nove para a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Vigia.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, a substituição da frota operacional aumenta as condições de atendimento. "Ficamos muito felizes de renovar toda a frota da Polícia Militar. São 1.250 picapes 4x4 e 200 Duster, utilizadas para o serviço administrativo, mas eventualmente como reforço na operacionalidade. Viaturas novas, robustas e preparadas para as características das vias e em condições de atender a demanda de capilaridade da Polícia Militar em toda a região, e dessa vez, Castanhal é a região recebeu os novos veículos para melhor atender a população paraense", informou o comandante-geral da corporação.

Nova viatura para o Pró-Mulher Pará

Durante a agenda oficial, também foi entregue pelo Governo do Estado, uma nova viatura rosa para a Polícia Civil, especialmente para a Delegacia de Atendimento à Mulher de Castanhal (Deam), que é exclusiva para ações de enfrentamento à violência doméstica no âmbito do Programa Pró-Mulher Pará. 

O investimento faz parte do eixo de enfrentamento a criminalidade, especialmente a violência doméstica, garantindo um veículo equipado e caracterizado para melhor atender a logística da instituição, além de proporcionar segurança aos policiais que atuam diariamente para manter a ordem e segurança da população, sendo esta, especificamente, das mulheres. 

"Pró-Mulher Pará" - O "Pró-Mulher Pará"é uma das iniciativas do Governo do Estado que garante a proteção e também facilita o atendimento às vítimas de violência doméstica. Há um ano novas capacitações foram iniciadas, e até o momento, mais de 700 agentes de segurança e rede de proteção estadual e municipal participaram das qualificações promovidas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em 16 municípios do Estado. 

O programa, agora conta com a atuação de 27 viaturas rosas caracterizadas para ações exclusivas do programa. 

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforçou a importância da ampliação e fortalecimento de qualificações e veículos para atuação das forças de segurança no programa. 

"Nós ficamos felizes de poder entregar mais uma viatura rosa para ampliar as ações do programa em Castanhal. As ações tem nos permitido alcançar indicadores favoráveis, mas sabemos que a gente pode buscar melhorias justamente com investimentos como esse. Assim, totalizamos pelo menos 27 viaturas dessas empregadas nas ações, em 16 localidades já atendidas, para que possamos garantir proteção à mulher, prevenir e coibir qualquer criminalidade que ocorra contra às mulheres em nosso Estado", afirmou o titular da Segup.

456bet1 Mapa do site