apostaganhabr

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Castanhal celebra 92 anos com série de investimentos do Governo do Pará

Áreas como saúde, segurança, cidadania e educação estão entre as ações estaduais para fortalecer o crescimento do município

Por Denise Soares (SECOM)
28/01/2024 08h00

Localizada em uma área estratégica e com comércio diversificado, o município de Castanhal, no nordeste paraense, faz da cidade um polo de desenvolvimento no estado, e se destaca como importante corredor logístico para o escoamento da produção. A cidade cresce às margens da rodovia federal BR-316 e celebra no domingo, 28, 92 anos de fundação.

Ações do Governo do Estado realizadas nas mais diferentes áreas fortalecem o crescimento econômico do município e abrem inúmeras oportunidades levando melhorias para a qualidade de vida da população da cidade e de municípios vizinhos. Para a professora Nair Neves, moradora de Igarapé-Açu, que realiza tratamento oncológico no Hospital Regional de Castanhal, o atendimento é excelente. “A equipe é nota mil. Uma equipe competente e muito preparada para acolher quem enfrenta esta doença. Temos acesso a vários profissionais. Antes de você iniciar seu tratamento, você passa por uma equipe de profissionais como psicólogo, assistente social, nutricionista, aonde não só o paciente oncológico tem acesso a esses profissionais, mas também os seus familiares. Então assim, só gratidão mesmo que esse hospital veio pra facilitar a vida de muitos pacientes oncológicos”, comemora a professora. 

Saúde – Além do Hospital Regional de Castanhal, entregue no ano de 2020, com mais 120 leitos, sendo 100 clínicos e 20 de UTI, o Governo do Pará entregou também para o município o novo Centro de Hemodiálise, ampliando a capacidade de atendimento de pacientes renais no Pará, abriu setor de quimioterapia e agência transfusional, e inaugurou novo prédio do Hemocentro Regional, com projeção de aumentar em 10% número de coletas de sangue para a hemorrede regional. 

“São serviços essenciais e que contemplam um quadro de prioridades em nossa gestão, sempre entendendo as necessidades de cada região e traçando objetivos técnicos com a equipe da Sespa”, reforçou Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública. 

Segurança – Um dos serviço prioritários da gestão do governador Helder Barbalho e vice-governadora Hana Ghassan, a área da segurança recebeu diversos investimentos, entre eles o 2° Batalhão Rural que tem como objetivo fortalecer a segurança no campo, além do novo prédio do 5° Batalhão da PM e da Unidade Regional de Castanhal da Polícia Científica do Estado. 

“O Governo do Pará está entregando novas viaturas para Castanhal e toda a região do nordeste do Pará, para que sejam empregados na segurança pública. Já entregamos recentemente a reforma do 5º Batalhão em Castanhal, também implantamos no município o 2º Batalhão Rural no Pará, um marco na história do Estado do Pará e também um dos Estados pioneiros a criar o batalhão especificamente para a área rural e que tem dado resultados fantásticos na área. Além disso, coletivos balísticos, entregues para a Guarda Municipal de Castanhal, além de outras melhorias na segurança pública”, destacou Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. 

Cidadania – Outra área que também recebeu atenção do Estado e trouxe inúmeras ações à população, fortalecendo a economia municipal e facilitando a vida da população, como microempreendedores e agricultores. Entre os benefícios entregues pelo Estado estão títulos de terra, CredCidadão, cadastros ambientais rurais e moradia digna pelo programa “Sua Casa”. 

Usina da Paz – O complexo de múltiplos serviços de cidadania e segurança, mantido pelo Governo do Pará, vai beneficiar moradores de vários municípios próximos. E, as obras de construção da Usipaz Castanhal estão em andamento e já estão  com mais de 30% dos serviços executados. 

Educação e qualificação – Entre os benefícios que foram entregues no município, na área da educação, destacam-se a reconstrução da Escola Benício Lopes, que atende cerca de 400 estudantes, além de uma nova Escola-Indústria de Chocolate, uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

Infraestrutura – Visando a melhora na qualidade de vida da população, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 120 milhões na construção de novos sistemas de abastecimento de água. Só em 2023, o município recebeu três novos setores de abastecimento nos bairros do Jaderlândia, Cohab e Estrela. As obras dos setores Santa Catarina e Comandante Assis/ Usina avançam e já registram mais de 80% dos serviços finalizados. As obras vão beneficiar mais de 120 mil habitantes do nordeste paraense.

apostaganhabr Mapa do site