eacdn

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM BARCARENA

Sectet promove seminário sobre educação sustentável e tecnológica

O evento debateu perspectivas e desafios da qualificação tecnológica, empreendedorismo, mercado e desenvolvimento sustentável

Por Lilian Guedes (SECTET)
24/01/2024 18h33

A sustentabilidade foi o tema central do 1º Seminário de Educação TecnológicaA Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) promoveu, nesta quarta-feira (24), o 1º Seminário de Educação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável no município de Barcarena, nordeste do Estado. A iniciativa promoveu discussões voltadas para ações e atividades sustentáveis, estímulo à conscientização e compreensão da importância da educação tecnológica, e incentivo ao desenvolvimento da região.

Washington Corrêa destacou as ações da SectetRepresentando o titular da Sectet, Victor Dias, o diretor da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica (DEGTEC), Washington Corrêa, ressaltou a importância da realização do encontro e das ações desenvolvidas pela Secretaria. “Somos responsáveis por toda a formação tecnológica do Pará. Estamos com uma frente de trabalho grande para chegarmos até a COP 30 (conferência mundial do clima), com profissionais aptos ao trabalho com tecnologia e sustentabilidade”, reforçou o gestor

O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores e representantes de empresas que atuam nas áreas. Para o zootecnista Leonam Nascimento, o seminário é uma oportunidade para buscar mais conhecimentos, especialmente em sua área. Zootecnista Leonam Nascimento

“Como profissional, busco as informações relacionadas à tecnologia, os cursos que a Sectet disponibilizará na Escola Técnica de Barcarena e atualização profissional. Como o eixo do seminário é no levantamento dos pilares da minha vivência, sobre sustentabilidade e tecnologia, busco esses conhecimentos por conta das mudanças climáticas. Minha área de trabalho é agricultura. Sempre viso aliar novas técnicas e o meio ambiente", disse Leonam Nascimento.

Temática - Ao longo do dia, foram abertos diversos painéis de apresentação e diálogos, como os "Desafios e perspectivas da Qualificação Técnica em Barcarena", que explanou sobre o crescimento acadêmico, preocupação com o acesso ao ensino técnico, políticas públicas, papéis de empresas e da sociedade e oportunidades no mercado do trabalho. 

A professora da comunidade Massarapo, em Barcarena, Cristina Gama, disse que busca "conhecimento na área da tecnologia, justamente porque eu trabalho na escola do Campo, e por estarmos distantes dos grandes centros encontramos dificuldades em repassar o conhecimento para o aluno. Tentamos inserir os alunos na área tecnológica e buscamos soluções para trabalhar com a inclusão digital. Não podemos deixar os alunos fora da atualidade". afirmou a professora.

Oportunidades e desafios - Também foi debatido o painel sobre "Empreendedorismo, Mercado e Desenvolvimento Sustentável: oportunidades e desafios no município de Barcarena", além da apresentação do programa redes “Todos pelo trabalho”. 

Professora Cristina Gama, da comunidade MassarapoO secretário municipal de Agricultura de Barcarena, Edson Cardoso, enfatizou a importância da educação. “A gente tem que entender que, no meio do mercado e nas pontas, tem pessoas. A gente precisa desenvolver eles, pra que as pessoas busquem condições de vida e funcionamento, onde uma sociedade precisa entender que a educação é, sim, uma ferramenta que move a sociedade a ter escolhas de caminhos e dignidade", disse o secretário.

Ao final do evento, as pessoas puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre as temáticas apresentadas, especialmente em trabalhar a inclusão e capacitação para trabalhadores já inseridos no mercado de trabalho. 

Paula Marlieri, gerente sênior de Relações Externas da  Hydro e AlbrasUm marco - A gerente sênior de Relações Externas da Hydro e Albras, Paula Marlieri, falou da parceria com as entidades civis em benefício da população. “Esse seminário, hoje, é um grande marco, pois sabemos que a escola já está funcionando de forma estruturada, pensando no futuro, pensando no desenvolvimento da região. É uma oportunidade que tem entre empresas, sociedade civil e governo conversarem e traçarem as diretrizes educacionais para promover uma melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destacou.

Marcilene Pimentel, da EETEPA BarcarenaO evento foi realizado na Escola Técnica de Ensino do Pará "Maria Siqueira dos Santos" (EETEPA), em Barcarena. A gestora da unidade, Marcilene Pimentel, afirmou que “é uma satisfação recebermos toda a equipe da Sectet em nossa unidade, dando destaque para o nosso município, que é a área industrial. Este evento irá proporcionar um maior desenvolvimento socioeconômico, porque por meio desses cursos mulheres, homens  e jovens que estão no mercado de trabalho, mas não estão qualificados, poderão se qualificar”.

eacdn Mapa do site