Eye of Cleopatra

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRABALHO CONJUNTO

Secretaria de Estado das Mulheres reúne Câmara Técnica para alinhar ações sobre segurança

Participaram representantes de vários órgãos de segurança de quatro municípios da Regiao Metropolitana de Belém

Por Helena Saria (FCP)
18/01/2024 18h22

A Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) promoveu a terceira reunião da Câmara Técnica Interinstitucional de Gestão das Políticas Públicas para as Mulheres, abordando o eixo da segurança. O encontro, na última terça-feira (16), reuniu representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Civil, Polícia Militar e guardas municipais de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides - municípios da Região Metropolitana.

A inspectora-geral Renata, da Guarda Municipal de Ananindeua, destacou a importância da construção coletiva e do papel das guardas municipais como uma força adicional na consolidação da rede de proteção às mulheres vítimas de violência.

O tenente-coronel da PM Celton, representando a Segup, ressaltou o trabalho em conjunto das instituições. Ele enfatizou a criação de protocolos e projetos, citando a colaboração entre a Patrulha Maria da Penha e o Pró-Mulher como exemplos de ação conjunta que mobiliza toda a rede de segurança pública.

A importância da integração entre diferentes órgãos para enfrentar a violência contra a mulher foi destacada também pela tenente-coronel Ilanise, da Polícia Militar, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo saúde, assistência social, sistema judicial e Ministério Público para obter efetividade na redução dos índices de violência.

Fortalecimento - Márcia Jorge, coordenadora de Enfrentamento à Violência de Gênero da Semu, explicou que a Câmara Técnica busca articular com as secretarias responsáveis pelas políticas públicas relacionadas às mulheres. Ela falou sobre o papel da Semu na coordenação desse trabalho e a importância de organizar ações, projetos e fluxos internos para fortalecer a rede de proteção.

A Câmara Técnica, composta por representantes de diversas instituições, é fundamental para o diálogo e a colaboração na promoção dos direitos das mulheres. O enfoque multidisciplinar permite a integração de esforços, enquanto a representatividade feminina assegura que as vozes das mulheres sejam ouvidas nas decisões e ações governamentais.

A próxima etapa será a sistematização do processo e a organização de propostas para o pacto de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecendo a implementação da política pública da mulher no Pará.

Eye of Cleopatra Mapa do site