aposta10

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Trabalho paraense sobre Marajó é selecionado para 17ª Edição da ExpoEpi

Sespa representará o Pará na Mostra Nacional de 7 a 10 de dezembro em Brasília (DF) com o trabalho da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS)

Por Melina Marcelino (SESPA)
25/10/2023 14h44

Neste ano, a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi) bateu recorde histórico com mais de 1,8 mil trabalhos inscritos. Entre estes, um trabalho da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi selecionado para representar o Pará.  A Mostra Nacional será de 7 a 10 de dezembro em Brasília (DF). 

O trabalho escolhido é intitulado “Salta-Z: solução ou problema? A realidade de um município na Ilha do Marajó, Estado do Pará, Amazônia Brasileira”, de autoria dos servidores Rafael Aleixo, Valdinei Silva e Yuri Silva.

Rafael Aleixo, coordenador de Vigilância Ambiental do 7º Centro Regional de Saúde da Sespa (CRS), falou sobre a importância da escolha: “A nossa experiência irá mostrar como tem se dado o acesso à água no município de Chaves, no Marajó, por meio de uma solução alternativa de tratamento de água, denominada de Salta-Z”, afirmou. 

Outro autor do trabalho, Valdinei Silva, ressaltou a importância histórica para o 7º CRS em ter seu trabalho reconhecido: “Isso se deu por meio do trabalho executado nos últimos anos pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e suas coordenadorias, sendo uma delas a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb). Estamos colhendo frutos de um trabalho planejado, organizado e técnico”, declarou. 

Yuri Silva recorda que não foi fácil percorrer todo o trajeto, encontrar diversas realidades e colocar todos os anseios no papel: “É uma honra ser escolhido para representar o Marajó e principalmente o Pará, pois este trabalho é fruto de reconhecimento de uma atividade ética, científica e realizada com muita responsabilidade. Viva o Marajó”, comemorou.

Com uma programação abordando diversas áreas da saúde pública, com mais de 15 painéis espalhados e sua mostra competitiva, a Mostra Nacional é o maior evento da área no Brasil e visa o intercâmbio entre os profissionais de todas as regiões do Brasil, além de premiar as experiências exitosas.

Para a edição de 2023, a mostra competitiva estará dividida em três modalidades: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS; aos profissionais que atuam no SUS e desenvolveram trabalhos técnico-científicos na área da saúde; e por fim, as voltadas aos movimentos sociais que desenvolveram ações que contribuíram para a prevenção de doenças de interesse em Saúde Pública.

aposta10 Mapa do site