entainpartners

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARDÁPIO

Pacientes e acompanhantes celebram quadra nazarena com comidas típicas no Jean Bitar

Serviço de gastronomia hospitalar distribuiu maniçoba e frango no tucupi, proporcionando uma experiência afetiva aos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
25/10/2023 12h30

O paciente Valdemar Epaminondas dos Santos elogiou a iniciativa do HJB

A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, proporcionou a colaboradores, usuários e acompanhantes uma experiência gastronômica afetiva ao oferecer pratos típicos nos festejos do Círio de Nazaré, como a maniçoba e frango no tucupi.

A iniciativa do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade hospitalar, que se encerrou na última segunda-feira (23), segue a linha "Comfort Food", que pode ser traduzida como comida afetiva, gastronomia afetiva ou comida confortável, e aplicada a todo alimento consumido com o objetivo de gerar alívio emocional ou sensação de prazer em situações específicas de fragilidade ou vulnerabilidade.

“Trouxe uma alegria e sensação de êxito, devido aos feedbacks recebidos em relação ao sabor e presença desses alimentos na refeição. Nosso intuito é trazer a sensação de convívio, porque os usuários internados estão afastados temporariamente de suas famílias. Com isso, deixamos eles o mais próximo possível, através da alimentação”, explica a responsável técnica pelo SND, Dayse Gurjão.

Entre os pacientes beneficiados com essa gastronomia está Valdemar Epaminondas dos Santos, 63 anos, morador de Marabá, distante mais de 500 Km da capital paraense. "Eu achei ótimo, maravilhoso. Espero que sempre seja assim. Uma comida gostosa, lembra da minha família, comida caseira. Parabéns a todos pela iniciativa que nos enche de alegria e lembranças”, celebrou.

Um diferencial no preparo dessas e de todas as refeições preparadas e distribuídas no HJB é uso de hortaliças, isentas de agrotóxicos, plantadas e colhidas na Horta Hidropônica, sistema que permite que as plantas cresçam em uma solução de água com nutrientes e estrutura suspensa. 

Colheita na horta hidropônica do Jean Bitar, que é isenta de agrotóxico

Para a coordenadora de Apoio, Gleiciane Moraes, o papel do hospital Jean Bitar é proporcionar a plena recuperação e oferecer experiências positivas para os pacientes. “Especialmente, nesse período de grande emoção para todos os paraenses, trouxemos, através da alimentação, uma experiência acolhedora aos colaboradores, usuários e acompanhantes. É um investimento da gestão que contempla todos da unidade hospitalar. Muito gratificante para todos nós”.

Serviço:O Hospital Jean Bitar, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, é referência nos tratamentos gastrointestinais, obesidade, diabetes, cirurgias otorrinolaringológicas e no atendimento a transgêneros. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.

Texto: Vera Rojas

entainpartners Mapa do site