apostaganhabr

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ODONTOLOGIA

No Dia da Saúde Bucal, CIIR registra mais de 3 mil atendimentos na área à população PcD

Com equipe multiprofissional e aparelhos modernos, Centro oferta assistência diferenciada a pacientes com dificuldade em manter a saúde oral

Por Pallmer Barros (CIIR)
25/10/2023 08h40

Nesta quarta-feira (25), no Dia do Cirurgião-Dentista e Nacional da Saúde Bucal, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, incentiva o cuidado e a manutenção da saúde da boca. O serviço ofertado pela instituição conta com diversas especialidades odontológicas disponibilizadas para as Pessoas com Deficiência (PcD) usuárias do Serviço Único de Saúde (SUS). 

De janeiro a setembro de 2023 já foram realizados 3.402 atendimentos no Centro Especializado em Odontologia (CEO), que dispõe de equipamentos de ponta e uma equipe multiprofissional, que além da odontologia, a área médica e de enfermagem atuam a fim de diferenciar ainda mais os atendimentos.

A equipe do Centro é tida como referência neste tipo de assistência odontológica por estar apta a ministrar tratamentos sob anestesia geral tendo o suporte de médico anestesista e “carro anestésico”, que é um serviço diferenciado no Brasil.

Marcele Miranda, cirurgiã-dentista bucomaxilo-facial, destaca as vantagens dessa modalidade de atendimento odontológico, no qual, em apenas uma consulta, o profissional finaliza o procedimento odontológico do usuário.

“Para se obter êxito nos procedimentos é necessária a cooperação do usuário e, às vezes, ele não consegue devido à condição inerente a ele. Em casos com o diagnóstico de paralisia cerebral, por exemplo, o usuário tem dificuldade de abertura de bucal; ou alguns usuários autistas têm anseios maiores e, desta maneira, o atendimento só é viável com esse tipo de abordagem”, explica.

A cirurgiã-dentista destaca ainda que a utilização do "carro anestésico" não gera traumas aos usuários PcDs, em especial, as crianças. “A ida ao dentista em procedimentos mais complexos pode gerar um certo receio. Então, com a anestesia geral faz-se com que o usuário relaxe e permita ao profissional realizar o tratamento necessário e evitar traumas futuros na ida ao consultório odontológico”.

Tratamento - O procedimento odontológico sob anestesia geral requer indicação do profissional cirurgião-dentista, com tentativas de atendimento odontológico convencional prévio sem sucesso, e seguindo o protocolo de atendimento do CEO. Antes, é necessário realizar exames pré-operatórios, tendo a liberação médica do cardiologista e anestesista.

"Após a utilização do serviço, o usuário permanece realizando os procedimentos no consultório odontológico para controle e acompanhamento, beneficiando o condicionamento odontológico e evitando o trauma psicológico e, assim, até mesmo posteriormente, o usuário tem a possibilidade de retornar a realizar os tratamentos odontológicos sem a anestesia geral”, acrescenta a profissional.

Entre os usuários contemplados com a assistência odontológica do CIIR está Mikaele da Silva, de 13 anos, diagnosticada com paralisia cerebral. Para a mãe, Emanuele da Silva, de 42 anos, a instituição foi acolhedora e o único local em que ambas conseguiram atendimento completo na especialidade que pudesse acolher a menina de uma forma global.

“O atendimento foi excelente. Os profissionais explicaram todo o procedimento e os serviços odontológicos que a minha filha necessita realizar. Além disso, durante as consultas, os dentistas até deram dicas de como devo escovar, de forma correta, os dentes da Mikaele, em casa. Nunca havia encontrado um local como este na rede pública de saúde”, conta.

Suporte odontológico – Destaque entre os serviços conduzidos pelo Centro Especializado em Odontologia (CEO) está o tratamento de canal, que visa tratar a inflamação ou infecção dentária, às vezes, relacionada à dor de dente, que pode ter dentre as causas uma fratura dentária ou cáries, quando não há a prevenção com a higiene bucal correta.

Segundo a especialista em endodontia, Marcella Guerreiro, o CEO conta com aparelhos de endodontia modernos que facilitam e qualificam o trabalho dos especialistas. No tratamento de canal, “o tecido pulpar é removido, sendo realizada a desinfecção dos canais radiculares, solucionando assim, a causa da dor, possibilitando reabilitar o dente e restaurar sua função”.

Para evitar problemas futuros, a equipe de especialistas do CEO estimula a prevenção. Durante as consultas, a odontóloga ensina a forma correta da escovação para que o usuário não adquira cárie e doença periodontal.

Perfil - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez faz o encaminhamento à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

apostaganhabr Mapa do site