tipminer

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Oficina de Customização de Sutiãs reúne mulheres que passaram por mastectomia

A iniciativa da Secretaria de Estado das Mulheres buscou a recuperação da autoestima por quem enfrenta o câncer de mama

Por Helena Saria (FCP)
21/10/2023 08h15

A campanha Outubro Rosa chama a atenção para a importância da prevenção e do enfrentamento ao câncer de mama. Mas além da conscientização sobre a doença, também olha para as mulheres que passaram pela mastectomia, a retirada total das mamas. No Pará, mais de 5.800 mulheres enfrentam essa realidade, esperando por anos por cirurgias de reconstrução e colocação de próteses.

Neste contexto, a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) promoveu, de 18 a 20 de outubro, na Usina da Paz Cabanagem, em Belém, uma oficina de customização de sutiãs. A iniciativa visa não apenas à produção de peças sob medida, mas também a construção de laços de solidariedade, autoestima e recuperação da saúde mental dessas mulheres. “Nós sabemos que o câncer de mama não é apenas uma patologia física, mas também uma patologia social, que exclui, marginaliza e estigmatiza as mulheres. O ‘Outubro Rosa’ é uma campanha que mobiliza a sociedade para essa política de cuidados, de prevenção, como um ato de amor para todas as mulheres”, destacou Clarice Leonel, diretora de Política para Mulheres da Semu.

Lenilce Baía, costureira e instrutora da oficina, encontrou na customização de sutiãs uma maneira de ressignificar sua vida após passar por mastectomia. “Sou costureira há 35 anos, e na minha profissão trabalho com amor. Logo que fui diagnosticada, eu desisti. Vendi minhas máquinas, fechei meu ateliê. Depois da cirurgia me vi nessa situação, e voltei a trabalhar. Hoje, esse é o meu primeiro projeto depois da cirurgia. E não quero ficar parada mais”, disse ela, reforçando a importância de continuar ajudando outras mulheres.

Olhar diferenciado - Ivanilda Vieira, diretora da Usina da Paz Cabanagem, enfatizou a necessidade de acolhimento diferenciado para mulheres que passaram pela retirada da mama. “Estamos aqui acolhendo hoje, com muito carinho, muito respeito, com outro olhar; um olhar diferenciado, de acolhimento. Porque já sabemos de tudo que elas passaram. E esse é o nosso papel na Usina da Paz: receber a todos com carinho e respeito”, disse a diretora.

As participantes da oficina Sheila Janaína e Socorro Silva compartilharam suas experiências de superação e esperança. Sheila, que enfrentou o câncer de mama por uma década, expressou sua motivação para aprender a customizar sutiãs. “A oficina veio para eu aprender a fazer a customização de sutiã e ajudar minhas irmãs, minhas amigas, porque a gente tem amigas que precisam dessa oportunidade”, acrescentou.

Socorro Silva, que enfrentou o câncer de mama durante a pandemia de Covid-19, ressaltou a importância da solidariedade e da confiança na superação. “Estou muito grata por essa oportunidade, e por outras também que já surgiram, Essa daqui é uma oportunidade que vai ser tão proveitosa não somente para mim, como também para as pessoas que eu vou ajudar”, contou.

Kelly Castelo, técnica da Semu, sintetizou a importância do acolhimento e do apoio entre as mulheres. Segundo ela, “nós, na Secretaria das Mulheres, procuramos dar as mãos umas às outras. E o nosso papel é esse: levantar a outra mulher”.

Saúde e autoestima - A oficina de customização de sutiãs é uma oportunidade de reconstrução e empoderamento, ao mostrar a mulheres que enfrentaram o câncer de mama que podem recuperar a autoestima e compartilhar suas experiências para ajudar outras pessoas.

Essa ação do “Outubro Rosa” faz parte do eixo do Projeto “+Saúde Mulher”, que integra um dos pilares da Semu. É uma iniciativa abrangente, que vai além da conscientização sobre o câncer de mama ao buscar promover saúde e bem-estar às mulheres. Por meio dessa ação, a Semu reforça seu compromisso com a prevenção, o acolhimento e o empoderamento das mulheres, visando melhorar a qualidade de vida.

tipminer Mapa do site