montecarlosgames

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"OUTUBRO ROSA"

Em evento, profissionais do Hospital Galileu debatem prevenção e cuidados na saúde feminina

Ação realizada até esta sexta-feira (20) inclui palestras e dinâmicas sobre a realização do autoexame das mamas, entre outros temas

Por Ascom (Ascom)
20/10/2023 11h20

Um evento realizado por profissionais do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, na quinta (19) e sexta-feira (20), destaca a importância do cuidado com a saúde da mulher.

Em dois dias de programação estão sendo realizadas palestras sobre os sintomas, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com participação de pacientes em tratamento. A Liga Acadêmica Disciplinar de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (LADASMC) compartilhou orientações em uma dinâmica de “Mitos e Verdades” e demonstrou como realizar o autoexame.

A coordenadora de humanização do HPEG, Anny Segovia, explicou que a iniciativa alusiva ao Outubro Rosa foi voltada para usuários e colaboradores e se estendeu até o horário noturno para que todos pudessem participar das atividades. “Além das palestras, neste ano ainda trouxemos a enfermeira Joyce Silva, que compartilhou sua experiência e rotina para tratar o câncer de mama”, detalhou.

Atenta a todas as informações, Maria Emília Rodrigues, de 55 anos, sabe do valor em cuidar da saúde. A moradora do município de Vigia está internada na unidade há quatro dias após sofrer uma queda e fraturar o braço. "Eu achei super importante a programação. Faço acompanhamento anual com a ginecologista. Precisamos nos cuidar", frisou.

Para Letícia Silva Pereira, de 31 anos, que ajuda na assistência a sua companheira, há 18 dias no HPEG, a ação acendeu um alerta. "Faço o exame de PCCU regulamente, mas não tenho o hábito de fazer o autoexame. Vou começar a fazer a partir de agora", declarou.

A diretora executiva da unidade, Liliam Gomes, destaca que ações como estas visam, sobretudo, estimular a reflexão e mudança de comportamentos em relação à saúde. “O Outubro Rosa é um mês de conscientização, de enfatizar junto às mulheres a necessidade do cuidado que elas devem manter, diariamente, com o seu corpo, com a sua saúde”, disse a gestora. 

Serviço:Referência na Rede Estadual do Pará em atendimentos de traumas ortopédicos, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) está localizado na rodovia Mário Covas, 2672 – Una, em Belém.

Texto: Ascom Hospital Público Estadual Galileu (HPEG)

montecarlosgames Mapa do site