Bubble Beauty

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Com parto de trigêmeos, Regional de Marabá comemora 17 anos de excelência assistencial

As meninas Helena, Heloísa e Eloah passam bem e seguem em observação na UTI Neonatal do hospital 

Por Ascom (Ascom)
18/10/2023 18h03

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP) comemora, nesta quinta-feira (19), em Marabá, 17 anos de excelência em saúde na região de integração Carajás. Na véspera, quarta-feira (18), o hospital foi palco de um momento realmente emocionante, com o nascimento dos trigêmeos: Helena, Heloísa e Heloá, que trouxe alegria e esperança, marcando uma ocasião única para a instituição e família envolvida. 

Com procedimento cirúrgico cesáreo de alto risco as trigêmeas prematuras nasceram com sucesso com a diferença de 4 minutos. Helena foi a primeira a nascer, às 12:09, pesando 1.560kg, depois veio Heloísa, às 12:11, com 1,755kg. Em seguida, foi a vez de Eloah, que nasceu às 12:13 com 1.950kg. Os trigêmeos não-idênticos — trivitelinos ou plurivitelinos —, nasceram prematuros com 31 semanas de uma gestação natural. O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez.  

O nascimento dos trigêmeos foi um momento emocionante para Elane Santos Silva Macedo, uma jovem de 28 anos residente em Marabá e orgulhosa mãe dos bebês. Elane estava ansiosa pela chegada dos três novos membros da família e expressou sua profunda gratidão à equipe dedicada da unidade de saúde do Governo do Pará, que acompanhou sua gestação e realizou o parto com carinho e profissionalismo. 

"Estou profundamente agradecida à equipe do hospital por tornar este momento possível. O cuidado e a dedicação que recebi aqui foram fundamentais para que minha gestação transcorresse com sucesso até o nascimento de minhas filhas", revela Elane com emoção. 

O diretor assistencial da unidade, Alan Ferreira, também expressou seu orgulho pela realização do parto bem sucedido. Ele destacou que os trigêmeos tiverem um parto humanizado e que foram recebidos com muito amor e carinho pela equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.   

"Este é um momento emocionante para todos nós no hospital, estamos satisfeitos em comemorar nosso 17º aniversário com esse momento tão especial. Nossa missão é cuidar das vidas que nos são confiadas, e esse parto de trigêmeos é um exemplo notável de nossa dedicação", explicou.  

Referência 

O Hospital Regional de Marabá comemora essa semana 17 anos sendo referência em saúde, para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios. Em 2023 a unidade alcançou o impressionante índice de satisfação de 95% entre os pacientes, e implantou novos serviços esse ano que visam fortalecer o atendimento à comunidade, com destaque para as áreas de Gastroenterologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Endoscopia e Colonoscopia.  

Maria da Silva, moradora de Marabá, expressou sua gratidão pelo atendimento recebido no hospital. "Fui encaminhada para tratamento na área de gastroenterologia, a equipe do hospital foi incrível, simpáticos, e fizeram todos os exames necessários e me deram o suporte que eu precisava. Esse novo serviço vai beneficiar muitas pessoas", destacou a usuária.   

Benjamim Ferreira, diretor executivo do hospital, ressaltou que os novos serviços complementam as ofertas já existentes, consolidando-a unidade como um centro de excelência em saúde no interior do estado. "Já somos uma referência com nossos serviços de hemodinâmica, hemodiálise e terapias intensivas para pacientes adultos, infantis e neonatais, além de nossa vasta experiência em cirurgias de diversas especialidades, o que demonstra o firme compromisso com o bem-estar da comunidade" , enfatizou. 

Números 

Desde a sua criação em outubro de 2006, a unidade de saúde já realizou mais de 5,5 milhões de atendimento, nesses 17 anos foram mais de 45 mil cirurgias, 450 mil atendimentos ambulatoriais, 3,5 milhões de exames, 55 mil internações, 1,7 milhão atendimentos multiprofissionais e cerca de 600 partos de alto risco, entre outros procedimentos médicos e assistenciais. 

Serviço: A unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), desempenha um papel fundamental ao disponibilizar mais de 30 serviços médicos e laboratoriais à comunidade, sendo traumatologia um dos destaques da instituição. 

A instituição oferece um total de 115 leitos, divididos em 77 unidades de internação clínica e médica, além de 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Entre as UTIs, encontram-se 20 leitos de UTI para adultos, 9 para pacientes pediátricos e 9 específicos para recém-nascidos.  

Os serviços oferecidos incluem especialidades como oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, anestesiologia, urologia, neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, nefrologia, obstetrícia de alto risco, bucomaxilo, cirurgia geral, pediátrica, estética reparadora e vascular. Além disso disponibiliza serviços de urgência e emergência, radiologia, infectologia, clínicas médicas, cirúrgicas e de especialidades, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia , hemodinâmica e hemodiálise

Bubble Beauty Mapa do site