6789br

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia promove ação de prevenção e combate ao colesterol alto

Segundo o Ministério da Saúde (MS), quatro em cada dez brasileiros têm colesterol alto e 20% dos adolescentes, de 12 a 17 anos, também têm índices elevados

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
23/08/2023 16h21

No mês dedicado ao Combate ao Colesterol, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu ação de educação em saúde para pacientes internados e aqueles que aguardavam atendimento. A atividade teve o intuito de conscientizar os usuários sobre a importância da alimentação saudável na prevenção e controle do colesterol. Durante a ação, foram apresentados alimentos e seus componentes, ressaltando a relevância de uma dieta equilibrada para a promoção da saúde.

Durante a palestra, foram apresentados exemplos de alimentos ricos em fibras e outros nutrientes e a necessidade de evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carnes gordas, produtos industrializados e alimentos fritos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), quatro em cada dez brasileiros têm colesterol alto e 20% dos adolescentes, de 12 a 17 anos, também têm índices elevados.

A nutricionista Patrícia Manfredi, uma das responsáveis pela palestra, ressalta que o impacto do colesterol na saúde cardiovascular está intimamente ligado ao desenvolvimento de doenças como o infarto. "É fundamental que todos estejam cientes dos alimentos que podem contribuir para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol, bem como daqueles que devem ser evitados, um passo crucial para orientar escolhas conscientes, que têm o potencial de melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças".

“Nosso objetivo é fornecer informações relevantes, que permitam decisões mais conscientes sobre alimentação e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças”, finalizou a profissional.

Além da palestra, a ação contou com a utilização de material lúdico, contendo dicas e orientações sobre hábitos alimentares saudáveis. A equipe também esclareceu dúvidas e ofereceu orientações personalizadas para cada paciente, de acordo com suas necessidades e restrições alimentares.

A usuária Tatiane Farias, 27 anos, estava aguardando atendimento no Pronto Atendimento (PA) do HGT, parabenizou a equipe pela iniciativa, e compartilhou sua experiência de aprendizado.

"Nem todos podem ter acesso a informações tão valiosas como essas, que nos ajudam a fazer escolhas alimentares mais saudáveis e, assim, contribuir para nosso bem-estar. Eu, por exemplo, não sabia que um suco de caixinha, que consideramos saudável, contém o equivalente a 2,5 gramas de açúcar. Confesso que fiquei assustada. Por meio dessa ação, pude aprender um pouco mais para cuidar melhor da minha saúde e da minha família", finalizou a usuária que mora no bairro Greenville, em Tailândia.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço - O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.

6789br Mapa do site