188bet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO AGROPECUÁRIA

Agência de Defesa Agropecuária capacita para fiscalização em revendas de produtos

Curso mobilizou servidores agropecuários e auxiliares de campo das Regionais de Capanema, Capitão Poço, Paragominas e Rondon do Pará

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
21/10/2022 13h18

Servidores atentos às informações na curso promovido pela Adepará em Paragominas, no sudeste estadualPara orientar e padronizar as ações de fiscalização em defesa agropecuária referentes às revendas de produtos agropecuários, Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) realizou uma capacitação para fiscais estaduais agropecuários médicos veterinários, agentes fiscais agropecuários e auxiliares de campo das Regionais de Capanema, Capitão Poço, Paragominas e Rondon do Pará. O curso ocorreu em Paragominas, no sudeste estadual, entre os dias 17 e 21, e contou com aulas teóricas e práticas nas revendas do município.

“Nesse treinamento foram realizadas atividades de capacitação da gerência de revendas e da gerência de brucelose. A capacitação é de extrema importância para que possamos continuar e almejar a excelência na execução das atividades fiscalizatórias de defesa sanitária animal”, destaca o instrutor da capacitação, médico veterinário Adriano Vilar, fiscal estadual agropecuário.

Na oportunidade, foram explanadas em revendas agropecuárias as atividades da prática de fiscalização de acordo com a legislação preconizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a fiscalização de produtos farmacêuticos e biológicos, orientação técnica de fiscalização de controle de temperatura da câmara fria e foram avaliados documentos relacionados à venda de vacinas como receituários de vacinação de brucelose.

Brucelose e Tuberculose- Um dos destaques do treinamento foi a vacina da brucelose, doença altamente contagiosa, causada por bactéria, cuja vacinação é a melhor forma de proteger o rebanho. 

Os servidores foram orientados sobre os procedimentos de fiscalização na sala de diagnóstico de brucelose. Na ocasião, foram fiscalizados os utensílios utilizados em exames da brucelose e da tuberculose. 

Houve também a abordagem das diretrizes do programa de brucelose e tuberculose e o preenchimento das ficha de atendimento individual (fais). A brucelose e a tuberculose são zoonoses que causam grandes prejuízos à pecuária. A imunização deve ser feita por médico veterinário cadastrado no serviço veterinário oficial e comprovada na Agência de Defesa.

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal introduziu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina e bubalina em todo o território nacional e definiu uma estratégia de certificação de propriedades livres ou monitoradas e que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário.

O programa nacional prevê a vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, somente uma vez na vida.

“Nesses encontros pudemos atualizar informações, dirimir dúvidas acerca da utilização do programa de brucelose e tuberculose, e de revendas de produtos agropecuários. Ademais, todos puderem realizar a prática dos assuntos abordados”, avaliou o instrutor Adriano Vilar, gerente do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose executado pela Adepará.

Ainda na ocasião, foram feitas explanações teóricas acerca dos sistemas utilizados, incluindo o Sipeagro, que faz o registro dos estabelecimentos agropecuários; e o Siapec, que é o sistema de integração agropecuária.

Para o servidor Luiz Sirineu da Costa Sodré, lotado em São Miguel do Guamá. O treinamento foi muito produtivo: “o treinamento foi de fundamental importância, visto que nos proporciona embasamento para atendermos melhor os produtores, nos adequa às questões das metas sanitárias que são propostas para cada unidade ou por gerência, e isso vem resgatando de forma muito digna o trabalho que nós desenvolvemos em campo, retornando a autoestima e criando novos mecanismos para nossa atuação”, destacou.

188bet Mapa do site