blogabet

Agência Pará
Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CREDIBILIDADE

'Café com Conhecimento' debate acesso à informação de qualidade sobre questão ambiental

A onda de debates presencial e on-line é promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por Aline Saavedra (SECOM)
17/10/2022 20h48

O professor Lucivaldo Vasconcelos Barros foi o convidado desta segunda-feira (17) do Café com Conhecimento, roda de debates presencial e on-line promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O evento é realizado na Biblioteca da sede do órgão, em Belém, e transmitido ao vivo pela internet. O Café aborda temas relacionados ao meio ambiente, como forma de capacitação dos servidores da Secretaria. Lucivaldo Barros abordou a necessidade de buscar informação confiável sobre preservação ambiental, em fontes abertas e literatura acadêmica.O evento é promovido pela Semas, de forma presencial e on-line, para qualificar os servidores

Professor de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e analista de Biblioteconomia do Ministério Público Federal, Lucivaldo Barros ressaltou que o acesso a fontes confiáveis de informação garante não apenas a aquisição de conhecimento de forma segura, como a conscientização a respeito da questão ambiental. 

"A fonte de informação ambiental de credibilidade possui uma importância que vai além da aquisição de conhecimento de qualidade sobre as temáticas ambientais, porque também garante uma sensibilidade maior com a questão ambiental, como uma forma de contribuir e colaborar com este processo de conservação ambiental", afirmou o professor.

Professor Lucivaldo Barros enfatizou a necessidade da busca por informações confiáveis "No mundo em que a gente vive existe muita informação. Então, é necessário a gente separar o joio do trigo e acessar fontes confiáveis, para que a gente possa adquirir informações de forma completa, atualizada e verdadeira. Nós indicamos fontes abertas, tanto do ponto de vista da produção científica, como também informações que servem para o dia a dia das pessoas. Indico, por exemplo, portais de transparência, fontes de informação acadêmica, como a Scielo, o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre outras. Fontes como essas são indicadas para que as pessoas possam ter informação de melhor qualidade, e não apenas jogar a primeira palavra ali no Google e já pegar a primeira informação", concluiu Lucivaldo Barros.

blogabet Mapa do site